ASSESSORES POLÍTICOS
Avisamos as assessorias dos pré-candidatos a prefeitos visando as eleições 2020 que utilizem nossas redes sociais, site e telefones para informar suas ações e os contatos para a imprensa. Quando omitimos algumas informações são porque elas não chegaram. Uns são organizados outros nem tanto ou pensam que temos a obrigação de pagar para eles. As informações de interesse público serão sempre gratuitas. Mas elas têm que chegar até ao nosso veículo de comunicação.

MANDETTA
Longe do ministério da Saúde há quase uma semana, o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta tem mais um motivo para dormir tranquilo: conseguiu, no STJ, manter o arquivamento de uma denúncia por improbidade administrativa — herança dos tempos em que era secretário de Saúde de Campo Grande, sua terra natal.

VERGONHA
Líder do PCC no Paraná, o narcotraficante Valacir de Alencar foi beneficiado dia 17 com o regime de prisão domiciliar. Ao deixar a cadeia, rompeu a tornozeleira e desapareceu.
O que terão a dizer o juiz Diego Barausse, responsável pela decisão; ou Dias Toffoli, que expediu a recomendação de relaxamento prisional via CNJ? Como acreditar numa instituição que libera um prisioneiro condenado a 76 anos de cadeia, para prisão domiciliar, pelos mais perversos crimes?


CURADOS
O Brasil tem frustrado a Rede Globo e a esquerda brasileira. Anunciam mortes pelo Covid-19 como se fosse um gol de placa do Neymar. Pensei até que chamariam Galvão Bueno para a bancada do JN.
Os números mostram que pouco mais de 5 por cento dos casos de internamentos vão a óbitos e 57 por cento ficaram curados. Já que são 25.318 curados contra quase 3.330 mil mortes (dados do dia 24/04). Esses números se alteram a cada minuto. Mas são as últimas informações até o fechamento da coluna.
Os governadores do Rio e São Paulo estão apanhando da doença. A rede de saúde pública por lá é um desastre. O doido do Bolsonaro com seus exageros está mostrando que em parte tinha razão. Mas quanto ao isolamento, sigamos as orientações das autoridades médicas.


ABUSO/LARANJEIRAS
Uma camioneta Renault Duster Oroch de placa policial QMA 2427, no dia 7 de abril as 20:35h parou defronte A um condomínio que fica próximo ao posto de gasolina no acesso da Barra dos Coqueiros. O veículo vinha da Rodovia SE100 sentido Pirambu /Barra com um casal que permaneceu dentro do carro durante 20 minutos, ligado e com os vidros fechados. O encontro é amoroso.
No dia 16 de abril próximo das 21:00h o mesmo carro, com o mesmo casal, parou no estacionamento do posto citado e como estava mais exposto o casal se despediu mais rápido e pode ter notado a presença casual da nossa reportagem. Porra Paulão, isso é sacanagem, é crime, dar cadeia. É improbidade administrativa, peculato, roubo. O carro, sua manutenção e o combustível são pagos com o dinheiro do trabalhador. Avisando: Outro fragrante chamaremos a polícia. Os nomes das pessoas envolvidas são bastantes conhecidos nos corredores da prefeitura. Não existe a menor necessidade de revelar. Cabe as autoridades.
Ao Ministério Público de Laranjeiras estamos apelando para sua intervenção para evitar esses abusos.


VICE DE JUCA /LARANJEIRAS

O pré-candidato a prefeito de Laranjeiras Juca de Bala, ainda tem o controle e várias cartas nas mangas quando o assunto é: Quem será o seu vice? Algumas correntes internas apontam Rogério, ex-secretário de transporte na gestão de Juca e irmão de Eraldo da Usina como o provável candidato. Mas as cabeças mais pensantes desejam que o vice seja o empresário Zé Lopes da Central Transportadora. Zé Lopes circula bem por toda Laranjeiras, é um líder empresarial respeitado, tem apoiado Juca em várias situações e é filiado ao PSD. Há décadas em Laranjeiras, tem grandes amizades por toda cidade e há quem aponte Zé Lopes como o melhor nome.

VICE DE PAULÃO/LARANJEIRAS
Até o momento nada está definido com relação a quem será o vice de Paulão. Internamente bons nomes não despontam para apreciação de seus líderes. Geralmente a escolha do vice baseia-se em alguém de outro agrupamento para somar, fortalecer. Paulão também teria a opção já bastante conversada de vir apoiar Zé Bodega, apoio logístico apenas, sem subir no palanque e liberando sua tropa. Mas Paulão já se considera na briga e isso, há cinco meses, seria impossível pensar pela sua impopularidade, mas ele passou a aparecer melhor nas pesquisas. Disputando cinco candidatos ele entra na briga. Isso eu previ há 1 anos.

VICE DE PAULÃO II/LARANJEIRAS

No agrupamento de Paulão as coisas estão muito vagas. Os vereadores da base não pretendem arriscar ir para a chapa majoritária. Tem nomes como o da ex-vereadora Idelazil que pode substituir a vaga da vice Sueli que saiu do agrupamento.  Falam também em um pastor que não tem expressão política nenhuma e já é muito sujo no meio político pelas malandragens de campanhas passadas. Mas é seguro que Paulão prefere uma companheira na composição de sua chapa.    

 

ADESÃO/LARANJEIRAS

Juca recebeu uma importante adesão esta semana. O jovem enfermeiro, formado em 2018, Atanael o Natan. Ele teve papel importante na última campanha de Juca, organiza muito bem sua linha de pensamento, é equilibrado e carismático. Conversando com Natan ele disse que é inquieto por natureza e quis conhecer outros projetos. Aderiu outra pré-candidatura na raiz, mas no decorrer do processo percebeu que não era bem isso que queria. Não estava claro o real objetivo de servir a Laranjeiras e ao seu povo. Como já conhecia o projeto de Juca, do qual ajudou a desenvolver, decidiu retornar ao seu projeto inicial e acredita que outros tomarão o mesmo rumo. “O grupo por lá ficou muito fechado. Já existe uma elite contando com o ovo na coacla da galinha”, disse Natan.

BODEGA /LARANJEIRAS

Vocês sabem porque José Soares Pinto é o Zé Bodega? Não? José Soares, era um garoto magrinho, estudioso, um regular jogador de futebol que nas horas vagas ajudava sua tia “Tal” em uma bodega da família. Ficava no Balcão. Essa é a origem do apelido do início da adolescência até os dias de hoje, como figura pública.

A saudosa “Tal” era também tia de Deninha Xavier e de Juca de Bala. Deninha não passou por esses trabalhos humildes. Nesse período seu pai era o prefeito de Laranjeiras pela segunda vez. Já Juca, não tão assíduo, mas vez ou outra atendia no balcão do Bar do seu pai onde hoje é a secretaria de Saúde do município. Trabalhos humildes, no início, que com certeza só faz engrandecer o que esses caras são hoje. Ambos têm carreiras vitoriosas. Deninha da mesma forma, mas teve amplas oportunidades.

BODEGA II/LARANJEIRAS

Em uma possível vitória de Bodega já tudo acertado nas entrelinhas que o seu secretário de saúde seria seu primo Heribaldo Filho. Heribaldo já ocupou o cargo na gestão do saudoso João da Varzinhas. Educação seria seu amigo, de décadas, professor Américo Barreto. Américo quando dirigiu a escola da Mussuca, conseguiu o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dentre todas as outras escolas da cidade. Talvez o melhor nos últimos 25 anos, considerando a péssima qualidade de ensino nas escolas municipais de Laranjeiras.

CHUVAS/LARANJEIRAS

As chuvas que vem caindo em Laranjeiras no sábado dia 18, causou transtornos aos feirantes e consumidores. Por falta de manutenção nas redes de esgotos de Laranjeiras no comércio local, dia de chuvas é uma desgraça. Alguém diz ao prefeito que os bueiros precisam ser desobstruídos, limpos.

SAÚDE/BARRA

A eficiência e dedicação de toda equipe da Secretaria de Saúde do Município merece os aplausos de todos. A Barra dos Coqueiros está colada com Aracaju, bem alí… Mas até o momento a cidade está controlando bem essa crise do Covid-19, graças ao um monitoramento e ações efetivas 24 horas por dia. A vizinha cidade é a que tem maior número de casos e todos estamos vulneráveis por sermos também uma cidade dormitório. O isolamento é o mais eficaz remédio, aliado a informação e isso a equipe da saúde tem feito diariamente através do pessoal em campo. A secretária Eliana Martins coordena pessoalmente os trabalhos. Os EPIS (Equipamentos de proteção individual) para toda equipe é uma providência diária.

COSTA/BARRA
Muitos dos nossos leitores cobram para que façamos reportagem sobre a urbanização da Praia da Costa. Essa é uma área de invasão, está sub judice na Justiça Federal e o município fica impossibilitado de fazer investimentos maiores e permanentes. Na primeira tentativa de Airton asfaltar a estrada da praia, o impedimento foi de imediato. O processo rola na Justiça Federal desde 2005.

COSTAII/BARRA
A Secretaria de Obras tem que providenciar a capinagem de toda área da Praia da Costa entre a Rodovia SE100 e o arruado que beira a praia. Tá um matagal da gota. Trator a prefeitura tem, máquinas também. Se for por falta de aviso está avisado. O Matagal coloca as pessoas moradoras da praia, do loteamento Litoral e Atalaia Nova em situação de risco. Além da feiura, o sentimento de abandono é triste. Com a chegada das chuvas, essas áreas de terrenos baldios tendem em aumentar o matagal. Chuva é a melhor adubação.

ALBERTO/BARRA

Houve pesquisa recente na cidade e essa pesquisa não foi encomendada nem por Airton ou por qualquer pré-candidato a prefeito da Barra. Mas essa pesquisa foi feita para consumo interno e acreditamos que tenha sido contratada pelo governo ou por algum diretório estadual de partido.
O cenário não muda muito com relação às três últimas realizadas e amplamente divulgadas pelas redes sociais. Nessa, Alberto domina em todos os cenários com resultados generosos. Números, não posso divulgar. Não foi registrada no TER, como determina a lei. Repetindo, foi encomendada para consumo interno.


GILSON/BARRA

O pré-candidato a prefeito Gilson dos Anjos tem dito aos seus amigos e liderados que será mesmo candidato a prefeito e não abre mão. É descartada a possibilidade de vir apoiar outro candidato da oposição, considerando ser ele o maior representante dessa categoria e com as condições de enfrentar o candidato do prefeito Airton. Quanto ao seu vice tudo caminha para ser o Caducha do PT. Nas eleições de 2016, Gilson estava impossibilitado de entrar na disputa e apoiou Caducha, indicando sua irmã Rita de Cássia.
A vereadora Salete pleiteia está na chapa majoritária com Gilson, mas Caducha é o preferido e é mais confiável.

ALYSSON/BARRA

O pré-candidato a prefeito Alysson, por sua vez encontra dificuldades para fechar o seu vice. Salete é bala na agulha, mas ela colocar a sua rentável carreira política que lhes rende muito mais que os dízimos da igreja e a falta de estrutura do candidato não lhe será tão atraente. Um chapão todos juntos em prol de dois, não existirá. A briga de egos não permitirá.

HEBERT/VEVÉ/BARRA

O advogado Hebert Pereira, do Cidadania é pré-candidato a prefeito, não irá compor com outro que pleiteia a chapa majoritária. Não fará acordos. O Objetivo do partido é se firmar em todas as cidades sergipanas e este ano, nas principais. Fará campanha modesta, mas marcando presença em todos os combates. Já Vevé tem a segunda melhor estrutura, na oposição para conquistar vagas na Câmara. A estrutura que falamos é baseada em nomes. Vai também sozinho e não apoiará as estrelas que se apresentam como salvadores da pátria. ­­­

CÂMARA/BARRA
Pelos menos dois vereadores estarão em futuras chapas majoritárias. A vereadora Salete com quase 8 anos na base de Airton decidiu fazer carreira solo e se apresenta como candidata a prefeita nas redes sociais. Mas também tem participado de reuniões com outros candidatos da oposição. Pela situação é seguro que um vereador vá para a chapa majoritária. Não sabemos em que posição. Isso é com Airton.

ZÉ BISPO/BARRA

O vereador Wilson Bernardes é o autor da propositura que concede o Título de Cidadão barracoqueirense ao Pároco da Paróquia Bom Jesus dos Navegantes na Atalaia Nova, o Padre José Bispo Santos Filho. O Zé Bispo do Pinhão é merecedor, já realiza um grande trabalho como líder religioso em vários bairros da Barra dos Coqueiros e não pensem que a missão é pequena. O padre responde pelas Igrejas São Pedro (Moisés Gomes), João Paulo II (Loteamento Litoral e Mangabeira), Irmã Dulce (Andorinhas), São Domingos de Gusmão (Olhos D'água), São Miguel Arcanjo (Praia do Porto) e Nossa Senhora da Conceição (Pontal da Ilha) pertence à Paróquia de Bom Jesus dos Navegantes. Merecedor!

ARACÊ/BARRA

Na sessão Ordinária do dia 7 de abril da Câmara de Vereadores da Barra dos Coqueiros, o vereador Aracê Pereira usou a tribuna para solicitar a mesa diretora estudo financeiro e jurídico com objetivo de devolver a Prefeitura parte das economias da Casa. O Poder Legislativo é impossibilitado de fazer ações que são exclusivas do Executivo. Baseado nisso, Aracê sugeriu que fosse devolvido dinheiro a prefeitura, mas para serem utilizados exclusivamente pelas secretarias de Saúde e Ação Social no combate ao Covid-19 e seus efeitos na sociedade.

ARACÊ II/BARRA
A sugestão de Aracê foi acatada pela mesa diretora da Câmara e na última sessão comunicou em Plenário que estaria disponibilizando para a prefeitura, 1 milhão de reais, este mês, no combate ao novo Coronavírus e nas ações sociais junto as comunidades carentes. Um gesto de grandeza do Poder Legislativo de nossa cidade e a sociedade agradece a iniciativa do vereador Aracê em despertar essa solidariedade entre seus pares. A mesa diretora na última quarta-feira, informou ao prefeito a decisão da Casa. A Câmara de Vereadores da Barra dar um exemplo ao Brasil, ao Congresso e todos os outros poderes.

LÂNIA/BARRA

O Centro Comunitário Sociocultural de Barra dos Coqueiros, instituição filantrópica que há 49 anos vem prestando relevantes serviços à comunidade, também tem feito a sua parte nesse momento de crise. Os seus membros não ficaram indiferentes diante a situação que atingiu todas as cidades. De forma responsável e continua, estão atendendo as pessoas barracoqueirenses que vivem em situação de vulnerabilidade com distribuição de sopa todas as quintas-feiras. Você também pode ajudar! Liga para o telefone (79_9.9993-5107 e participe. O centro tem suas ações coordenadas pela Assistente Social Lânia Pereira.

CÂNDIDA/RIACHUELO

Cândida venceria fácil a eleição de prefeita em 2020 e em todos os cenários, caso pudesse ser candidata à reeleição mais uma vez. No Brasil, por lei, não é permitido e essas alternâncias são saudáveis. A rotatividade de poder se faz necessário, diz Cândida. “Em 2020 serei apenas uma eleitora, uma cidadã exercendo seu direito ao voto”, acrescentou.
Inegavelmente a prefeita é um forte cabo eleitoral para qualquer candidato e com seu marido, o líder político Aldé Leite, tomarão decisão a favor dos seus apoiadores e isso é natural, não existem dúvidas.

HUGO/RIACHUELO

O empresário Hugo de Pedão, tio de Helder de Pedão, esteve no último sábado em Riachuelo e na companhia de amigos e do sobrinho, visitaram a feira livre, conversaram com as pessoas e declarou seu apoio incondicional a pré-candidatura de Helder a sucessão de Cândida Leite. É um grande reforço, considerando que o pré-candidato é modesto e os caminhos a percorrer são árduos e o enfrentamento com as outras forças são difíceis. Tanto Helena como Petinho são fortes nomes na política riachuelense.

RÁDIO ELDORADO/RIACHUELO

Foi lançado o projeto inicial da Rádio Comunitária Eldorado. A iniciativa é do intelectual Anastácio Lima, membro da Academia de Letras e Artes de Riachuelo e de Beto filho de dona Salvelina, uma pessoa baluarte na cultura local. O radialista e professor André Santana também foi convidado a se somar ao projeto e aceitou. Nossos votos de sucesso aos companheiros da comunicação.

DOAÇÃO/MARUIM
Através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Trabalho, a Prefeitura de Maruim iniciou na segunda-feira (20), a entrega de cerca de 10 mil quilos de alimentos distribuídos em pouco mais de 2 mil cestas básicas adquiridas com recursos próprios. A medida visa amenizar os efeitos sociais em decorrência da pandemia do coronavírus (COVID-19).
A entrega das cestas básicas vem acontecendo em domicílio como meio de evitar aglomeração. As famílias beneficiadas foram cadastradas por equipes da secretaria municipal, que visitaram localidades na sede e em todos povoados de Maruim para avaliação dos perfis sociais. Os profissionais utilizaram luvas e máscaras como medidas preventivas ao coronavírus (COVID-19). Os equipamentos de proteção individual foram doados pela Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento.


JANELA/MARUIM
Na chamada “janela partidária”, 9 dos 11 vereadores da Câmara de Maruim mudaram de partido, seguindo o que diz a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral nº 23.606/2019. Maria Angélica, do PSD, e Arlinda Vieira, do MDB, não mudaram de sigla. Sérgio Vieira saiu do PDT e migrou para o PL. Edimar Conceição, o Capitão, saiu do PV e foi para o PSB. José de Araújo, o Doutor (PSDB), e Clóvis Menezes (MDB), mudaram para o Podemos. Jaílson Costa, o Jaílson Taxista (Cidadania) e Ermerson Porto (PSC) migraram para o DEM. Júnior Santana (PROS) e Nilton Viana, o Dindô (Cidadania) mudaram para o MDB. Moisés Azevedo (Avante) partiu para o PSD.

JANELAII /MARUIM
Com a nova configuração, o MDB continua com a maior bancada na Câmara com três vereadores. Antes, o MDB e o Cidadania possuía as maiores bancadas. Agora ficou assim: MDB (3 vereadores); PSD, Podemos e DEM (2 vereadores em cada sigla); PSB e PL (1 vereador e cada sigla). Após a janela partidária, PSB, Podemos, DEM e PL, que não possuíam vereadores na Câmara de Maruim, agora passam a contar com pelo menos uma cadeira.

JANELAIII /MARUIM
O PROS, PSDB, Cidadania, PSC, Avante e PDT deixaram de ter representatividade na casa legislativa. O Cidadania foi o partido que perdeu o maior número de vereadores, pois tinha 2 cadeiras e agora não conta com nenhuma representação.

JEFERSON/MARUIM

Após o fim da janela partidária, ocorrido no dia 4 de abril, o prefeito Jeferson Santana (MDB) conseguiu manter a maior bancada na Câmara de Vereadores de Maruim. O prefeito conseguir manter sua liderança política ao garantir 7 vereadores na bancada da situação. A oposição ficou com 4 vereadores na oposição.

Colunas anteriores

[1][2][3]

instagram-icone-icon-1.png
Whatsapp-Imagens-Png-zg9Ts7.png
logo-facebook-transparente2.png

A VOZ DOS MUNICÍPIOS